Por helio.almeida

São Paulo - Uma médica foi afastada do serviço depois que o pai de uma paciente filmou a profissional discutindo com enfermeiros e rasgando a ficha da criança no Hospital Geral de Vila Penteado, em São Paulo. O limpador de vidros Ednei Brandão de Souza, de 36 anos, contou que levou sua filha, de 4 anos, porque ela apresentava dor de garganta e febre. Segundo ele, o atendimento era realizado normalmente até a pediatra se desentender com a mãe de uma outra paciente.

Ednei afirma que a médica Miriam Gameiro de Carvalho teria se negado a atender a outra menina, alegando que o caso dela não era grave. A médica, então, começou uma discussão aos gritos com a mãe da criança. Souza decidiu gravar a briga com o celular, e ao ver que estava sendo filmada, a médica rasgou a ficha médica de sua filha e impediu que a enfermeira aplicasse o medicamento (benzetacil) na criança. O pai conta que a médica chegou a puxá-lo pela camisa para pegar o celular e apagar a gravação.

A Secretaria Estadual da Saúde informou que afastou a médica das atividades exercidas na unidade e que foi aberta uma sindicância interna para apurar as circunstâncias do atendimento, "que poderá resultar, inclusive, na exoneração da profissional do quadro efetivo da unidade, bem como no direcionamento do caso ao Conselho Regional de Medicina (CRM), instância competente para aplicações de sanções ou de punições".


Você pode gostar