São Paulo - Manifestantes jogaram tinta vermelha e pintaram os dizeres "Bandeirantes assassinos" no Monumento às Bandeiras, nas proximidades do Parque do Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo, na noite desta quarta-feira.
O ato é parte da semana de Mobilização Nacional Indígena, convocada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, que ocorre em diversas cidades do país. O principal alvo dos protestos é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215, que altera as regras para demarcações de terras indígenas.
Esta é a segunda vez em 24 horas que o monumento vira alvo de protestos. Na noite de terça-feira, os manifestantes picharam os dizeres "PEC 215 Não", além da acusação aos bandeirantes. A limpeza foi feita logo pela manhã, com jatos de água quente, segundo o jornal O Estado de S. Paulo.
PEC 215
De acordo com as lideranças indígenas, a PEC 215, que transfere aos congressistas a decisão sobre a demarcação de terras, coloca em risco os direitos das comunidades. Os indígenas reivindicam do governo federal a retomada dos processos de regularização fundiária e a melhoria da situação dos indígenas.