São Paulo - A foto de uma criança de cerca de 2 anos de idade usando somente calcinha e um sapato de salto alto da marca Courofino é a causa da mais recente avalanche de reclamações ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). Desde o último sábado, dia 12, quando a imagem foi publicada numa rede social, o órgão regulador recebeu cerca de 100 queixas a respeito – algo que não se via há pelo menos dois meses.
A imagem integra a campanha de Dia das Crianças da Courofino, junto a uma outra em que a mesma criança, além de usar salto alto vermelho, colar, pulseira e calcinha, manda um beijo. Divulgadas no sábado numa rede social, as fotos despertaram críticas dos internautas, que passaram a compartilhá-las. A hashtag #courofino, que a empresa usou na campanha, passou a ser usada por quem a criticava.
'Interpretação distorcida'
Sediada em Fortaleza, a Courofino defende a campanha e diz que houve uma "interpretação distorcida" por parte de quem viu as imagens.
"A peça trazia uma criança usando os pertences da mãe, brincadeira muito comum no cotidiano infantil feminino que, por uma interpretação distorcida da real intenção da empresa, causou desconforto nas redes sociais", diz nota da empresa.
Portanto, o tiro saiu pela culatra. Diante da "interpretação equivocada", diz o texto, a empresa decidiu retirar a campanha do ar e pedir para que os usuários de redes sociais evitem seu compartilhamento.
"Caso tenham compartilhado, [a empresa pede] que excluam o conteúdo como forma de cessar os efeitos negativos causados pela má intepretação da campanha."
Segundo o Conar, a empresa deverá ser notificada nesta quarta-feira sobre o processo, aberto na segunda-feira, dia 14, e é possível que o julgamento ocorra em novembro.