Por bianca.lobianco

São Paulo - Cerca de 100 ativistas invadiram o Instituto Royal, em São Roque, a 59 quilômetros de São Paulo, por volta das 2h da madrugada desta sexta-feira. O grupo, formado por integrantes de diversas ONGs em proteção aos animais, chegou ao local, que funciona como laboratório de testes em animais, após denúncias de que experimentos químicos eram realizados em cachorros da raça beagle. Cerca de 300 cães que serviam como cobaias foram resgatados um a um. Animais de todos os tamanhos e até filhotes foram encontrados no Instituto. 

Cães da raça beagle resgatados do Instituto Royal por ativistas Reprodução Internet

Os manifestantes acusam a empresa Royal de maltratar animais, ratos e coelhos em testes de produtos cosméticos e farmacêuticos.

A apresentadora Luisa Mell, defensora assídua dos animais, fez um apelo em sua conta no Facebook dizendo que a situação estava horrível no local. Ela alega que muitos gritos e latidos de dor eram ouvidos.

"Amigos a situação está terrível por aqui! Escutamos agora gritos e latidos de dor! Nunca ouvi gritos assim antes!! Tivemos informações que eles vao matar os animais esta noite!!! A policia esta do lado deles! Uma ativista foi levada para a delegacia!! Socorro me ajudem!" (SIC), pediu ela na rede social.

Em vídeo divulgado no Facebook por ativistas, é possível ver os animais acuados, com medo das pessoas que estavam chegando perto para resgatá-los. 

Os ativistas também relataram a situação precária do prédio de três andares, que estava bastante sujo e com muitas fezes e urinas espalhadas pelo chão. No local de testes, eles encontraram cães debilitados com dificuldade de andar e com pelos cortados. A empresa também mantinha um centro cirúrgico com toda a instrumentação. Um cachorro foi encontrado morto, congelado em nitrogênio líquido.

Nenhum representante do laboratório apareceu. A Polícia Militar chegou no momento do resgate e pediu que os manifestantes deixassem prédio. Os ativistas ainda tentaram negociar a entrada novamente alegando que precisavam resgatar coelhos, ratos e outros animais que também eram submetidos aos experimentos.

Vários ativistas resgataram os cães da raça beagle um a um do Instituto RoyalReprodução Internet

O Instituto Royal classificou a invasão como um ato de terrorismo e afirmou que os testes realizados em animais estão dentro das normas e exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A empresa acrescentou ainda que a invasão prejudicou o trabalho que vinha sendo realizado e negou que os animais sofram maus tratos. Os PMs apreenderam os computadores da empresa e a documentação.


Você pode gostar