Por helio.almeida

Neste fim de semana, o sol aparece forte em todo o Brasil. No Sul, a passagem de uma nova frente fria aumenta o risco de temporal no três Estados da região. Em algumas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, os dias serão típicos de verão: muito sol, calor e pancadas de chuva que, por vezes, podem ser fortes.

No Norte, o tempo quente, úmido e abafado mantém as nuvens carregadas de chuva espalhadas sobre diversos municípios. Nas áreas nordestinas, principalmente no agreste e sertão, o ar seco e quente ganha cada vez mais força, o que pode baixar significativamente os níveis de umidade relativa do ar.

Leia abaixo todas as informações para a sua região, segundo Climatempo:

Sudeste

Nesta sexta-feira, as condições do tempo começam a mudar no Sudeste do Brasil. No centro-sul paulista, inclusive na capital, o ar seco volta a ganhar força e o tempo fica firme, mas no litoral de São Paulo, onde o sol aparece entre nuvens, não estão descartados períodos de garoa leve. Nas demais localidades de São Paulo, no sul e no triângulo mineiro, ocorrem pancadas de chuva a partir da tarde, mas de forma isolada. Nas outras áreas da Região, inclusive na cidade do Rio de Janeiro, a nebulosidade predomina intercalando aberturas de sol e a chuva acontece a qualquer hora. Nas áreas mineiras próximas da divisa com Goiás, o risco de temporais não está descartado.

No sábado (9), a nebulosidade se dissipa e o sol aparece mais forte em toda da Região. No leste de São Paulo, inclusive na capital paulista, e no litoral do Rio de Janeiro, o ar seco predomina, faz calor e não chove. Nas demais áreas, a temperatura sobe rapidamente e, associada ao calor, a nuvens se formam com facilidade e ocorrem pancadas de chuva típicas de verão. A temperatura passa dos 30°C em diversas localidades, principalmente pelo interior dos Estados.

No domingo (10), um sistema de baixa pressão formado na Argentina favorece a organização de nuvens carregadas sobre o oeste paulista e mineiro, mas o sol aparece breve em alguns momentos. De acordo com os meteorologistas da Climatempo, a chuva acontece a qualquer hora e pode ser forte, especialmente, na divisa de Minas com Goiás. No litoral paulista e fluminense, inclusive na cidade do Rio de Janeiro, o ar seco mantém o tempo firme e faz bastante calor. Nas demais áreas, a disponibilidade de umidade e o forte aquecimento ajudam a formar nuvens, que provocam chuva em pontos isolados.

Sul

Nesta sexta-feira (8), o Sul do Brasil vai esquentar. É que uma frente fria se aproxima e, desta forma, uma situação conhecida como pré-frontal é estabelecida. Com o predomínio do ar seco em grande parte da Região, o sol aparece e a temperatura entra em elevação nos três Estados. No sul gaúcho, áreas entre a Campanha e Rio Grande, a partir da tarde, pancadas de chuva isoladas estão previstas para anunciar a chegada deste sistema. No leste catarinense e paranaense, inclusive as capitais, o sol aparece entre algumas nuvens e não chove.

No sábado (9), um sistema de baixa pressão se forma na Argentina e, associado a frente fria, umidade relativa do ar aumenta significativamente em grande parte do Sul do Brasil. Nas áreas de fronteira com Uruguai, o dia será marcado por céu nublado e a chuva acontece, principalmente, entre a tarde e a noite. O tempo fica firme nas áreas próximas ao Vale do Ivaí e leste do Paraná, no Vale do Itajaí e em Florianópolis. Nas demais localidades, a chuva acontece a partir da tarde, mas de forma isolada. A Climatempo alerta para risco de chuva e ventos fortes nas localidades onde as pancadas estão previstas.

No domingo (10), a frente fria se afasta, mas o sistema de baixa pressão favorece o aumento das instabilidades sobre parte da Região. No oeste gaúcho, catarinense e no centro-oeste paranaense, a nebulosidade predomina e a chuva acontece qualquer hora, e pode acumular grandes volumes, alerta a Climatempo. No litoral paranaense e catarinense, o tempo fica firme e não chove. Nas demais áreas, o calor e a alta umidade ajudam a formar nuvens e as pancadas ocorrem de forma isolada. Há risco de temporal acompanhado de queda de raios e ventos fortes em alguns momentos, principalmente, no oeste da Região.

Centro-Oeste

Nesta sexta-feira (8), o sol brilha forte em grande parte da Região. No centro-sul do Mato Grosso do Sul, o tempo fica firme, faz calor e não chove. Nas demais localidades sul-mato-grossenses, no sul de Goiás e no centro-sul do Mato Grosso, as nuvens se formam com facilidade por causa do calor e da alta umidade. Desta maneira, ocorrem pancadas de chuva em pontos isolados. Nas demais áreas, inclusive no Distrito Federal, a nebulosidade predomina e não está descartado o risco de temporal acompanhado de queda de raios em alguns momentos.

No sábado (9), o tempo segue instável e com risco de chuva forte no centro-norte mato-grossense e de Goiás, inclusive na capital federal. Nas demais áreas, o sol aparece forte e, por causa do calor e da alta umidade, as nuvens se formam com facilidade e ocorrem pancadas de chuva isoladas.

No domingo (10), a circulação dos ventos em altos níveis favorece o aumento da nebulosidade em grande parte do Centro-Oeste do Brasil. No centro-leste e norte do Mato Grosso, em Goiás, inclusive no Distrito Federal, e no leste do Mato Grosso do Sul, nebulosidade predomina intercalando aberturas de sol e a chuva acontece a qualquer hora. A chuva forte fica concentrada, principalmente, no interior mato-grossense e goiano.

Norte

Nesta sexta-feira (8), o tempo quente, úmido e abafado predomina em todo o Norte do Brasil. No Amapá, centro-leste do Pará, no Acre e no centro-sul de Rondônia, as nuvens crescem ao longo da tarde e ocorrem pancadas de chuva em pontos isolados. Nas demais áreas, a nebulosidade predomina intercalando algumas aberturas de sol e a chuva acontece a qualquer hora. A Climatempo alerta para o risco de temporal com descargas elétricas em alguns momentos.

No sábado (9), nuvens das áreas de instabilidade da ZCIT – Zona de Convergência Intertropical, que se formam no encontro dos ventos Alísios do Hemisfério Norte, que sopram de nordeste para sudoeste, com os ventos do Hemisfério Sul, que sopram de sudeste para noroeste, influenciam o tempo no centro-norte do Amapá. No centro-leste do Amazonas, em Roraima, centro-oeste do Pará, a nebulosidade predomina e a chuva acontece a qualquer hora, e pode ser forte em alguns momentos, inclusive no Amapá. Nas demais áreas, as nuvens se formam com facilidade devido ao calor e a alta umidade. A Climatempo informa que a chuva acontece de forma rápida e isolada.

No domingo (10), a nebulosidade persiste sobre o centro-leste do Amazonas, em Roraima, no centro-oeste e sul do Pará, no norte do Amapá e em Palmas, onde chove a qualquer hora com até forte intensidade. A Climatempo alerta para grandes volumes acumulados. Nas demais áreas, o sol aparece mais forte e a chuva está prevista a partir da tarde.

Nordeste

Nesta sexta-feira (8), a alta umidade e o forte aquecimento ajudam a espalhar nuvens de chuva sobre parte da Região. No litoral entre Sergipe e o Rio Grande do Norte, no centro-oeste do Maranhão, oeste e sul da Bahia, as pancadas de chuva ocorrem a partir da tarde, mas de forma rápida e isolada. Nas demais localidades, o ar seco e quente mantém o tempo firme. Principalmente pelo interior da Região, o nível de umidade relativa do ar pode ficar crítico, alerta a Climatempo.

No sábado (9), a condição do tempo praticamente não muda no Nordeste do Brasil. Entre o litoral de Maceió à João Pessoa, em localidades próximas à Carolina (MA), no sul e oeste da Bahia, a chuva acontece de forma isolada e passageira, a partir da tarde. Nas demais localidades nordestinas, inclusive áreas de agreste e sertão, o sol brilha forte, faz calor e não chove.

No domingo (10), no oeste da Bahia, a instabilidade aumenta e há risco de chuva e volumosa em alguns momentos. No sul do Piauí, centro-oeste maranhense, interior e litoral sul da Bahia, as nuvens se formam com facilidade por causa do calor e da alta umidade relativa do ar. Desta forma, as pancadas de chuva ocorrem de forma isolada entre a tarde e a noite. Nas demais localidades, o ar seco predomina e o tempo firma firme. Pelo interior da Região, o alerta de baixa umidade se mantém, segundo a Climatempo.

Você pode gostar