Por fernanda.magalhaes
Rio - Nesta época do ano, a incidência de tempestades com raios e relâmpagos aumenta muito. O temporal que desabou sobre o Rio nesta quinta-feira é um exemplo. É preciso cudado redobrado para evitar acidentes, como o ocorrido numa garagem de ônibus em São Paulo, onde um homem morreu ao ser atingido por um raio. 
Publicidade
Especialistas do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) ensinam quais os cuidados para evitar acidentes durante as tempestades.
Raios estão associados ao caos da cidade%2C mas também representam um belo espetáculo nos céusAlex Ribeiro / Agência O Dia

Quem estiver na rua, o melhor a fazer, claro, é procurar abrigo. Já quem estiver dentro de casa, procure ficar longe de tomadas, canos, janelas e portas metálicas e evitar tocar em equipamentos ligados à rede elétrica. Também é recomendável não usar telefone sem fio.

Na rua, se abrigar dentro de um veículo fechado é uma opção já que se o carro for atingido por um raio. Isto porque a descarga elétrica se espalhará pela superfície metálica do veículo sem atingir quem estiver dentro dele. Outras alternativas são casas ou prédios, metrôs ou túneis, construções com estruturas metálicas, barcos e navios metálicos fechados e vales.

Ao ar livre deve-se evitar segurar objetos metálicos longos como varas de pescar, tripés e tacos de golfe, que possam atuar como pára-raios. Não se deve empinar pipas, andar a cavalo ou nadar durante tempestades com raios.
Publicidade
Ao contrário do que possa parecer, construções pequenas, como barracas, tendas e celeiros, assim como árvores e veículos sem cobertura oferecem risco e não protegem contra raios. Também é perigoso ficar em locais como áreas descampadas, torres, topos de morros e de prédios, estacionamentos descobertos, cercas de arame e árvores isoladas.
Quem disse que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar?
Publicidade
O raio é uma descarga elétrica e, contrariando do dito popular, cai sim mais de uma vez no mesmo lugar. Um exemplo disso é o Cristo Redentor que recebe, ao menos, seis descargas atmosféricas por ano.
A origem desse mito está nos índios, que usam pedras atingidas por raios como amuletos, acreditando que estão protegidos contra os relâmpagos. Outro mito é de que espelhos atraem raios. O espelho não atrai raios, já a estrutura metálica eventualmente usada como moldura pode atrair descargas elétricas.
Publicidade