Por clarissa.sardenberg

São Paulo - O protesto contra a Copa do Mundo que reuniu cerca de mil manifestantes nas ruas do centro de São Paulo terminou com 230 detidos levados a distritos policiais da região, de acordo com balanço divulgado na madrugada deste domingo pela Polícia Militar. Cinco policiais ficaram feridos, segundo a PM.

Parte dos detidos seguiram para o 78° Distrito Policial, dos Jardins, onde tiveram de aguardar a entrada sentados na calçada, em frenta à delegacia. Ao menos 25 estavam enfileirados no chão por volta das 20h30. Dois deles, feridos, tiveram de passar por atendimento médico antes de seguir para o DP.

'Tropa do Braço' - grupo da PM com treinamento em artes marciais - agrediu manifestantes e jornalistasReuters

Um outro grupo foi encaminhado ao 4º Distrito Policial, da Consolação. Por volta das 22h30, a funcionária pública Sonia Anastacio, de 48 anos, aguardava a liberação do filho de 17 anos no local. "Ele me ligou, falou que o tinham pego e estavam trazendo para a delegacia", conta. "Meu desespero é porque falaram que iam para o 78 (distrito para onde comumente têm sido levados os manifestantes) mas eu ligava lá e ninguém atendia", disse.

Um balanço inicial da polícia, logo após o protesto, indicava que cerca de 120 pessoas haviam sido detidas durante confronto com manifestantes no centro, entre elas cinco jornalistas. Parte deles foi liberada no local.

As detenções começaram quando o protesto pacífico, que começou na praça da República, chegou à rua Xavier de Toledo. Policiais tentaram isolar black blocs, que saíram correndo e depredaram estabelecimentos comerciais da região. A polícia lançou bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo. Integrantes da "Tropa do Braço" - grupo com treinamento em artes marciais- agrediram manifestantes e jornalistas. Até as 21h30, cinco micro-ônibus da polícia haviam deixado o centro em direção a delegacias da região com manifestantes detidos. 

Polícia deteve 230 pessoas, entre elas cinco jornalistas, durante segundo ato contra Copa do Mundo em SPReuters


Você pode gostar