Por leonardo.rocha

São Paulo - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, não descartou a possibilidade de implantar um sitema de "rodízio de água" em razão da escassez de chuvas que segue comprometendo o armazenamento no Sistema Cantareira.

A decisão foi anunciada na tarde desta quarta-feira depois da divulgação de um relatório realizado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Entretanto, o governador não confirmou a efetivação da medida para este ano.

Geraldo Alckmin%2C governador de São PauloAgência Brasil


"O rodízio não está descartado e ele vai ser monitorado pelos técnicos que vão acompanhar esse trabalho. Então, nós vamos avaliar diariamente essa questão e especialmente a aplicação do bônus para toda a região metropolitana e neste momento não há necessidade", declarou.

Segundo diagnóstico de sustentabilidade da Sabesp, se as chuvas não retornarem a índices adequados e, consequentemente os níveis dos reservatórios não forem restabelecidos, São Paulo terá que se render ao sistema de rodízio de água.

Nos últimos meses, o Sistema Cantareira vem registrando sucessivos recordes de baixa. Ainda nesta quarta-feira, o nível do reservatório estava em 12,5%, isto é, pior índice já registrado na história.

Você pode gostar