Por bianca.lobianco

Rio - A 10ª Vara Criminal da Justiça do Estado de São Paulo absolveu o humorista Danilo Gentili por oferecer bananas a um internauta negro no Twitter, em 2012. A sentença foi assinada na última quinta-feira e encaminhada para despacho nesta terça-feira.

O juiz Marcelo Matias Pereira não viu no tweet do humorista o propósito e intenção de ofender a vítima, o redator Thiago Ribeiro. "Não comprovado este animus, não há que se falar em crime contra a honra", sentenciou o juiz, que entendeu que "a abordagem com seus seguidores, ainda que agressiva, tinha a intenção de fazer rir".

Danilo Gentili foi absolvido, mas recebeu bronca de juizPatricia Stavis / Agência O Dia

Para a Justiça, "seria necessário algo a mais do que uma piada grosseira e infeliz, vale dizer, um intuito de realmente ofender a vítima, desqualificando-a pela cor de sua pele, o que não ocorreu no caso em questão".

A ofensa não foi reconhecida pela Justiça porque, segundo o juiz, Thiago Ribeiro já se autointitulou "King Kong" no Twitter. "São pelo menos três mensagens que o ofendido dizia ser um 'King Kong', bem como que iria fazer o réu pagar por supostos crimes cometidos", diz a decisão judicial.

Apesar da absolvição, o juiz deu uma bronca em Danilo Gentili e disse para o humorista tomar cuidado com piadas que podem ser interpretadas como ofensa. "O réu tem que entender que há limites para as brincadeiras, ainda mais quando direcionadas a um indivíduo específico".

Você pode gostar