Por paulo.gomes

Rio - A Marinha começará na próxima segunda-feira, dia 19, a Operação Tropicalex/Copa-2014, que tem como objetivo aprimorar a defesa de estruturas estratégicas vitais para o Brasil localizadas no litoral brasileiro (Amazônia Azul). Até o dia 29 deste mês, navios e aeronaves da Marinha estarão atuando em áreas marítimas desde a Bacia de Campos, no Norte Fluminense, até Natal.

A Operação Tropicalex executará diversos exercícios durante os dias 19 e 29 deste mêsDivulgação

Neste período, operação vai realizar diversos exercícios, como os de navegação em baixa visibilidade e em canal varrido, trânsito com oposição de submarino, transferência de carga leve, transferência de óleo no mar sob ameaça aérea, tiro sobre alvo à deriva, alvo rebocado e drone, manobras táticas, desatracação sob ameaça assimétrica e atividades de patrulha naval, na Bacia de Campos.

Nessa Operação, participarão a Fragata “União” (F45); a Fragata “Niterói” (F40); a Fragata “Rademaker” (F49); a Fragata “Greenhalgh” (F46); o Navio-Tanque “Marajó” (G27); dois helicópteros UH12/13; um helicóptero IH-6B; e dois aviões AF-1.Também está prevista a participação de um avião P-3AM e dois aviões A-1, da Força Aérea Brasileira.

A término da operação, os navios e aeronaves serão desincorporados e navegarão para os portos de Salvador (Fragata “Rademaker”) e Natal (Fragata “Niterói” e Fragata “União”), a fim de realizarem ação de patrulha e proteção, em cumprimento à Operação Copa do Mundo 2014.

Você pode gostar