Por karilayn.areias

Rio - Uma análise, publicada em The Lancet Infectious Diseases, alerta para as chances de surto de dengue durante a Copa do Mundo realizada no Brasil. Segundo o estudo, divulgado pela BBC, o risco é alto e põe as autoridades de Natal, Fortaleza e Recife de sobreaviso.

Pesquisa alerta para risco de epidemia de dengue durante a Copa no BrasilAgência Brasil

O relatório também prevê que há chance de risco da dengue no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Manaus. No entanto, o risco de dengue é baixo em Brasília, Cuiabá, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo. O sistema de alerta precoce abrange 553 microrregiões em todo o Brasil. A equipe de cientistas analisaram dados de chuva e temperatura, bem como dados de densidade de população e altitude.  

"A possibilidade de uma grande epidemia de dengue durante a Copa do Mundo, capaz de infectar os visitantes e espalhando dengue de volta ao seu país de origem, depende de uma combinação de muitos fatores, incluindo um grande número de mosquitos, uma população suscetível, e uma alta taxa de de contato mosquito-humano", declarou Dra. Rachel Lowe, do Instituto Catalão de Ciências do Clima em Barcelona, ??Espanha, que liderou a pesquisa. 

O Brasil registrou mais casos de dengue do que em qualquer outro lugar do mundo, entre 2000 e 2013, com mais de sete milhões de casos relatados. Os altos índices da doença gera preocupação, pois durante o Mundial, são esperados cerca de um milhão de fãs que viajarão para as 12 cidades que receberão jogos entre 12 junho a 13 julho. 

Você pode gostar