Por leonardo.rocha

São Paulo - A abertura da Copa do Mundo do Brasil, que aconteceu nesta quinta-feira em São Paulo, entre Brasil e Croácia, teve protestos em 5 capitais mais o DF, com bombas de gás, balas de borracha, pessoas feridas e manifestantes detidos.

Em São Paulo a Polícia Militar (PM) usou bombas de efeito moral e cassetete para tentar dispersar os manifestantes que estão na Estação Tatuapé do metrô para protestar contra a realização da Copa do Mundo. A Tropa de Choque chegou por volta das 15h30 e retirou todas as pessoas que estavam na estação, inclusive a imprensa. O acesso ao metrô e à estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foi fechado pela Força Tática da PM.

Manifestantes tentaram forçar a grade de entrada da estação do trem. Ainda segundo informações da PM, 29 pessoas foram detidas dentro do campus Barra Funda, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), zona central da capital paulista. De acordo com a polícia, eles não estavam praticando nenhum ato ilegal, como depredação, mas a prisão foi justificada porque eles carregavam máscaras, vinagres e canivetes. Todos foram levados para o 23º Distrito Policial (DP) para averiguação. De acordo com a PM, duas pessoas também foram detidas nos protestos de hoje em São Paulo.

Polícia reprime protestos contra a Copa do Mundo em São PauloAgência Brasil


Já em Porto Alegre, uma das cidades-sede da Copa do Mundo, manifestantes entraram em confronto com a polícia. A Polícia Militar do estado informou que foram vários os detidos, mas não deu o número exato. O ato foi dispersado por volta das 17h. Os manifestantes pretendiam chegar até o local da Fifa Fan Fest, mas não conseguiram. No caminho, os manifestantes fizeram pichações com mensagens contra a Federação Internacional de Futebol (Fifa). "Fifa go home" (Fifa, vá para casa), dizia uma delas. Grupos quebraram vidraças de bancos e de um restaurante do McDonald's, um dos patrocinadores da Copa. A manifestação foi convocada por meio do Facebook, pelo Comitê Popular da Copa.

Fortaleza teve um protesto contra a realização da Copa do Mundo no Brasil reuniu manifestantes na Praia de Iracema, um dos principais pontos turísticos da capital cearense, onde também ocorre a Fifa Fan Fest. Os participantes do ato exibem cartazes e faixas com críticas ao Mundial no Brasil.

De acordo com o integrante do Comitê Popular da Copa Roger Pires, entre os problemas estão as remoções de populações por causa das obras feitas para o Mundial. Os manifestantes cobram moradia e também a ampliação dos gastos públicos em políticas sociais. “Nós questionamos o legado da Copa”, resume.

Em Brasília terminou com duas pessoas detidas e levadas ao Departamento de Polícia Especializada (DPE) a manifestação contra a Copa em Taguatinga (DF). Depois de terem sido impedidos de se aproximar da Fifa Fan Fest na cidade, os manifestantes foram até a estação de metrô da Praça do Relógio na tentativa de fazer um catracaço – quando os usuários pulam as catracas e acessam os trens sem pagar.

Cerca de dez manifestantes conseguiram pular e outros entraram na estação antes de ela ser fechada. A Polícia Militar (PM) chegou rapidamente à estação e impediu que mais pessoas pulassem as catracas. Houve um princípio de tumulto, rapidamente dispersado.

Você pode gostar