Por leonardo.rocha

Rio - A Polícia Federal (PF) deu o prazo de 72 horas para que aos 85 torcedores chilenos que invadiram o centro de imprensa do estádio do Maracanã, na Zona Norte do Rio, nesta quarta-feira, deixem o Brasil. Caso não cumpram a notificação, os estrangeiros estarão sujeitos à deportação sumária pela PF.

Confusão envolvendo chilenos aconteceu na cabine de imprensa do MaracanãRafael Paiva / Agência O Dia


De acordo com informações da Secretaria de Segurança, a invasão ocorreu antes do início do jogo entre o Chile e a Espanha. Os envolvidos foram detidos e encaminhados para a Cidade da Polícia, no Jacaré, zona norte do Rio. Por causa da “ação agressiva e orquestrada”, a organização do evento pediu o apoio da Polícia Militar (PM) para proteger outras áreas de acesso ao estádio.

Ainda segundo a secretaria, foram presos 85 torcedores. Os chilenos não tinham ingressos para a partida e, ao entrarem no Centro de Mídia, quebraram divisórias do local. Já no gramado, parte dos torcedores foi detida por seguranças da Federação Internacional de Futebol (Fifa). No Consulado do Chile, no Rio, a chanceler consular Maria Tereza Jimenez disse que o cônsul-geral, Samuel Ossa, está “tomando as medidas cabíveis” para dar assistência aos detidos.

Polícia Militar chega ao MaracanãCaio Barbosa / Agência O Dia

A ocorrênci foi registrada na Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA). Dois argentinos e um americano também foram levados para a delegacia como testemunhas. Todos foram liberados. A unidade especializada vai investigar o dano ao patrimônio público no Maracanã. Será solicitada perícia no local, além de imagens de câmeras do circuito interno e vídeos divulgados pela imprensa para individualizar a conduta de cada um dos chilenos.

Em nota, a Fifa condenou os atos de violência. “Os organizadores da Copa do Mundo da Fifa condenam esses atos de violência e irão comunicar em breve mais informações e as medidas a serem tomadas”, destaca nota divulgada pela entidade.

Ainda não há explicação de como os torcedores conseguiram passar pelas barreiras dos agentes de segurança instaladas ao redor do estádio para evitar o acesso de pessoas sem ingresso.

Você pode gostar