Por tamara.coimbra

Santa Catarina - Apesar das chuvas terem dado uma trégua em Santa Catarina neste fim de semana, cerca de 41,7 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas, de acordo com informações da Defesa Civil do estado. Até então 39 municípios registraram algum ponto de alagamento, desde 25 de junho. A região Oeste é a mais afetada.

Ainda segundo o órgão, 15 municípios decretaram estado de emergência, são eles: Palmitos, Joaçaba, Itapiranga, Águas de Chapecó, Videira, Herval do Oeste, Capinzal, Presidente Castelo Branco, Lageado Grande, Piratuba, Planalto Alegre, Itá, Irani, Rio do Sul e Cordilheira Alta.

Rio do Sul é um dos 15 municípios de SC que decretaram estado de emergência por causa das chuvasDivulgação

Os rios começam a baixar gradativamente, conforme dados do órgão estadual, o rio Itajaí-Açú é o que mais preocupa pois está com 9,32 metros acima do nível normal.

Neste domingo o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo e o Secretário do estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli sobrevoaram a região de Rio do Oeste e Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí e declararam que daqui um ou dois dias o governo deve começar a contabilizar os danos.

Previsão

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva deve dar uma trégua até esta terça-feira no estado. Já nesta quarta e quinta-feira devem haver pancadas de chuvas com trovoadas, principalmente na região Oeste.

Você pode gostar