Por tabata.uchoa

Porto Alegre e Florianópolis - A situação é crítica no Sul do Brasil por causa das chuvas. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, 50.749 pessoas estão fora de suas casas devido a enchentes, enxurradas e inundações que assolam regiões dos dois estados. Há uma semana chove muito forte agravando a situação.

Um ciclone extratropical que está sobre o Rio Grande do Sul é responsável pela instabilidade do tempo e transbordamentos de riosAlvarélio Kurossu / Estadão Conteúdo

No Rio Grande do Sul, já foram contabilizados 10.749 pessoas que tiveram que deixar suas residências. Lá, são 59 cidades que apresentam sérios problemas. Ao todo, são 2.480 desabrigados. Muitos foram encaminhados a ginásios e centros comunitários das cidades e outros 8.269 estão nas casas de parentes e amigos.

As regiões Noroeste e Norte do estado são as mais afetadas. Mas existem cidades do Centro e do Sul que registram cheias e transbordamento de rios. Em Santa Maria, na região central, por exemplo, o rio Vacacaí subiu e transbordou. Em Venâncio Aires, o arroio Castelhano alagou a parte baixa da cidade. Um ciclone extratropical que está sobre o Rio Grande é responsável pela instabilidade do tempo.

Em Santa Catarina, pelo menos 37 municípios foram afetados. Desalojados e desabrigados chegam 40 mil, conforme informou a Defesa Civil estadual. O governo lançou um alerta para o risco de ventos fortes. As autoridades estão monitorando os níveis dos rios do estado. No município de Rio do Sul, que está sem chuva, o rio Itajaí-Açú deve voltar a se estabilizar nos próximos dias.

Em nota, a A Defesa Civil de Santa Catarina pediu atenção aos navegadores, para evitar sair ao mar, já que as condições são de ondas que podem variar entre 1,5 metro e 2,5 metros.

Você pode gostar