Por karilayn.areias

Belo Horizonte - O candidato do PSDB à Presidência da República, senador Aécio Neves (MG), negou ontem que tenha patrocinado, durante sua gestão no governo de Minas Gerais, a construção do aeroporto dentro da fazenda de um tio-avô seu. A denúncia foi publicada ontem no jornal ‘Folha de S.Paulo’. Segundo o jornal, foram gastos quase R$ 14 milhões na obra do aeroporto, concluído em outubro de 2010 e administrado por familiares do tucano.

Família de Aécio é dona de uma fazenda que fica a 6 km do aeroportoJosé Pedro Monteiro / Agência O Dia

“Tudo foi feito com a mais absoluta transparência e correção. Aliás, como sempre faço”, afirmou Aécio, que fez ontem campanha no Cariri cearense, a 560 km de Fortaleza.
Em seu perfil do Facebook, Aécio afirmou que a área em que o aeroporto foi construído é “pertencente ao Estado, não havendo portanto investimento público em área privada”. Para o candidato, “de forma incompreensível, o ex-proprietário da área é tratado como dono do terreno”. Ele explicou que não houve a construção de um novo aeroporto e sim “melhorias realizadas em pista de pouso que existia há mais de 20 anos no local, realizadas por meio do ProAero, programa criado no governo Aécio Neves e que garantiu investimentos em inúmeros aeroportos do Estado”.

O tucano garantiu que “não houve nenhum tipo de favorecimento na implantação das melhorias na pista de pouso de Cláudio como insinua a reportagem”. Afirmou ainda que a documentação para homologação do aeroporto foi enviada à Anac em 22 de julho de 2011 e que, “assim como vários outros aeroportos no Estado, aguarda a conclusão do processo”.

O aeroporto fica no município de Cláudio, a 150 km de BH, e segundo um primo de Aécio, o candidato usa o aeroporto sempre que vai à cidade. De acordo com a reportagem, Múcio Guimarães Tolentino, tio-avô de Aécio e ex-prefeito de Cláudio, é o proprietário do terreno onde está a pista.

Você pode gostar