Por tabata.uchoa

Rio - Os bancários do Rio lançam na próxima quarta-feira a campanha salarial deste ano. A categoria quer aumento de 12,5%, proposta aprovada no fim de julho pela 16ª Conferência Nacional dos trabalhadores do ramo financeiro. A minuta de reivindicações será entregue à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) na segunda-feira. A data-base dos bancários é 1º de setembro.

O índice de 12,5% considera a reposição da inflação de setembro de 2013 a setembro deste ano estimada em 7,1%, mais 5,4% de reajuste acima da inflação. As reivindicações salariais incluem também valor maior da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e um novo piso salarial para os bancários.

“As principais categorias do país, segundo o Dieese, conquistaram este ano de 1% a 3% de aumento real mais a inflação do período. Isso mostra que o índice de 12,5% aprovado nacionalmente pelos bancários está correto”, defendeu a presidenta em exercício do Sindicato dos Bancários do Rio,Adriana Nalesso.

A campanha nacional deste ano terá como mote a brincadeira infantil conhecida como cabo de guerra. Os trabalhadores usarão a metáfora para o embate entre os patrões e os funcionários durante as negociações entre as partes e por todo o ano, nos locais de trabalho.

Um ato marcará o lançamento da campanha na Avenida Rio Branco, com o tema “Juntos conquistamos mais”. Os bancários também pedem o fim das terceirizações e aumento nos benefícios de alimentação, refeição e auxílio-creche, além de um novo plano de cargos para a categoria.

Você pode gostar