Por adriano.araujo

Santos (SP) - As buscas no local do acidente onde caiu o avião da comitiva do ex-candidato do PSB à Presidência da República Eduardo Campos estão praticamente encerradas, informou o perito criminal da Polícia Científica Antônio Nogueira na manhã desta quinta-feira. As sete pessoas a bordo morreram no choque. Treze imóveis ao redor continuam interditados e nenhuma família pode retornar para casa.

INFOGRÁFICO: Confira passo a passo como foi o acidente

Peritos realizaram trabalhos de busca durante toda a madrugadaMurillo Constantino / Agência O Dia

Segundo ele, praticamente todos os restos mortais dos ocupantes da aeronave já foram recolhidos e encaminhados ao Instituto Médico (IML) Central, na capital paulista, onde passarão por testes de DNA. “Basicamente, o que estão indo [para São Paulo] são as peças anatômicas, ou seja, partes de corpos para serem identificados”, declarou.

GALERIA: Peritos realizam buscas em cratera aberta por avião

Equipes do Corpo de Bombeiros fizaram buscas durante toda a madrugada. De acordo com o perito, a Policia Cientifica manteve de 25 a 30 pessoas trabalhando de ontem para hoje. Por volta das 9h30, as equipes iniciaram uma terceira e última varredura no local.

Os homens se concentraram em uma cratera de aproximadamente 10 metros quadrados onde o jato que transportava Eduardo Campos caiu. “Depois [da queda] houve o espalhamento [dos destroços], devido à força do impacto”, explicou Antônio.

As principais peças da aeronave encontradas entre os destroços vão ser examinadas pela Aeronáutica. Muitos fatores, como o local onde cada parte foi encontrada, serão levados em consideração durante as investigações das causas da queda.

O perito disse que não há previsão de quanto tempo levará para que a perícia possa apontar um motivo. “No acidente da TAM, foram praticamente 20 meses”, declarou. O acidente com o avião da TAM ocorreu em 2007, enquanto pousava no Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, e resultou na morte de 199 pessoas.

Peritos e bombeiros fazem vistoria e buscam restos mortais no local do acidente que matou Eduardo Campos e outras seis pessoasReuters

Governador de Pernambuco vai a SP ajudar em identificação e traslado de Campos

?O governador de Pernambuco, João Lyra Neto, embarcou na manhã desta quinta-feira para São Paulo, onde se encontra com o governador do Estado, Geraldo Alckmin. Ele vai ajudar no processo de identificação e traslado do corpo do ex-governador Eduardo Campos, além de outras vítimas.

Com Lyra, também viajaram o irmão de Eduardo Campos, o escritor Antônio Campos, e o secretário-chefe da Casa Civil do Estado, Luciano Vasquez. A viagem estava programada para as 9h. Na reunião, será definida a logística para o transporte do corpo assim que houver a liberação do Instituto Médico Legal (IML).

Bombeiros localizam fuselagem de avião e carteira de Campos

Equipes de buscas do Corpo de Bombeiros encontraram, na madrugada desta quinta-feira, parte da fuselagem do avião em que estava o presidenciável Eduardo Campos (PSB) e outras seis pessoas, mortas após a queda da aeronave na manhã desta quarta-feira no bairro Boqueirão, em Santos, litoral de São Paulo. Uma carteira com documentos de Campos também foi encontrada, além de mais pedaços de corpos.

LEIA MAIS:

Eduardo Campos, um pernambucano sereno e incansável

Caixa-preta do avião em que estava Eduardo Campos já foi encontrada

Os bombeiros estão concentrando as buscas em uma cratera formada após a queda do avião no quintal de uma das casas atingidas, de cerca de três metros de profundidade por dez de diâmetro. Uma laje de um dos terrenos foi retirada para facilitar o trabalho. A parte da fuselagem encontrada não é grande, assim como outros pedaços da aeronave que estão na cratera.

Reportagem da enviada especial da Agência Brasil Fernanda Cruz

Você pode gostar