Por tamara.coimbra

Maranhão - O governo do Maranhão pediu ao governo federal o envio de mais homens da Força Nacional para controlar a onda de violência que atingiu São Luís e o Complexo Penitenciário de Pedrinhas desde a semana passada. No fim de semana, foram registrados na cidade ataques a 17 veículos, incluindo ônibus, automóveis particulares e até carros da polícia.

O primeiro contingente da Força Nacional, de 150 homens, chegou ao Maranhão em outubro. Ele foi enviado para reforçar a segurança no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, que enfrentava uma série de motins, com assassinato de detentos.

Carro queimado em concessionária em São LuísReprodução / Rede Mirante

O objetivo é que os homens da Força Nacional aumentem sua participação na segurança do Complexo de Pedrinhas e reforcem o policiamento nas ruas. Os novos agentes federais ficariam no estado até o dia do primeiro turno das eleições, em 5 de outubro.

Nesta segunda-feira, o Ministério da Justiça informou que ainda não recebeu o documento oficializando o pedido. Mas confirmou o envio de tropas, principalmente para garantir a realização das eleições com tranquilidade.

Uma reunião, provavelmente nesta terça, entre o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o comando da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) vai definir quantos homens serão enviado a São Luís. Há possibilidade de serem enviados mais 150 homens.

Nesta segunda, o secretário de Segurança do Maranhão, Marcos Affonso, confirmou que, desta vez, o pedido inclui o reforço no policiamento nas ruas da Grande São Luís. “A governadora Roseana Sarney solicitou o envio de uma tropa bem maior da Força Nacional para atuar não apenas no sistema penitenciário, mas também nas ruas”, disse o secretário.

O governo do Maranhão anunciou nesta segunda que o defensor público Paulo Guimarães assumirá o cargo de secretário estadual de Justiça e Administração Penitenciária. Ele substituirá Marcos Affonso, que acumulava o cargo com a pasta da Segurança desde a semana passada, com a demissão do ex-secretário Sebastião Uchoa após a fuga de 46 presos.

A principal meta do novo secretário será retomar o controle do Complexo de Pedrinhas e acabar com a série de motins. Além disso, deverá identificar os responsáveis pelas ordens para ataques a ônibus e carros particulares em São Luís.

Você pode gostar