Por leonardo.rocha

Rio - O horário de verão começou a valer a partir da zero hora deste domingo, e termina à zero hora do dia 22 de fevereiro de 2015. Os relógios dos brasileiros foram adiantados em uma hora nos nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que adotam o horário de verão. Este ano a medida será estendido em uma semana, por causa do carnaval.

No Arpoador%2C banhistas aproveitaram o sol quente e as águas claras e limpas de um dia com cara de verãoEstefan Radovicz / Agência O Dia


O Secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Ildo Grüdtner, afirmou que a economia prevista nessa temporada com a medida é de R$ 278 milhões, com redução de 4,5% na demanda em todo o País no horário de maior consumo, ou 2.595 MW.

Por decreto, o horário de verão deve ser iniciada sempre no terceiro domingo de outubro e encerrada no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Mas, no ano em que houver coincidência com o domingo de carnaval, o fim do horário de verão deve ser no domingo seguinte. O objetivo é evitar que, em meio a um feriado, alguns esqueçam de ajustar os relógios.

Essa é a 39ª Edição do Horário Brasileiro de Verão, que abrange 10 estados e o Distrito Federal. Nos últimos 10 anos, a medida possibilitou redução média de 4,6% na demanda por energia no horário de maior consumo, a hora de ponta de carga (entre 18h e 21h).

Você pode gostar