Por tamara.coimbra

Ceará - Uma quadrilha internacional foi descoberta após uma investigação em que criminosos roubavam da Chapada de Araripe, no Ceará, fósseis raríssimos, como o esqueleto completo de pterossauro, um réptil voador que viveu há cerca de 100 milhões de anos. O objetivo era vender o material, com preço incalculável, para fora do Brasil.

Uma das três mil peças apreendidas pela Polícia FederalReprodução TV Globo

Após uma operação da Polícia Federal, todas as três mil peças foram apreendidas e entregue para pesquisadores da Universidade de São Paulo, a USP. A investigação começou em junho de 2012, quando autoridades da França apreenderam fósseis brasileiros. Elas avisaram à PF, que localizou o chefe do esquema, Pedro Luis Novaes Ferreira, de São Paulo.

A polícia informou que 13 pessoas estão sendo acusadas, sendo oito brasileiros, três alemães e dois franceses. Um dos alemães é Michael Schwickert. Ele já foi indiciado outras três vezes por tráfico de fósseis no Brasil. É um dos contrabandistas mais conhecidos no país.

Em São Paulo, Pedro Luis Novaes Ferreira, o chefe da quadrilha, é o único que já foi julgado. Segundo informações, Pedro já foi condenado em primeira instância a três anoas de prisão e a uma indenização de quase R$ 2 milhões. Ele recorreu da sentença e agora aguarda em liberdade.

Você pode gostar