Por tamara.coimbra

Roraima - A Polícia Federal, em cooperação com a Polícia Nacional da Colômbia, prendeu nesta quarta-feira o traficante colombiano Marcos de Jesús Figueroa García, conhecido como "Marquito Figueroa". Marcos é considerado um dos mais importantes chefes do tráfico de drogas da Colômbia, com reflexos no Brasil, Venezuela e Caribe. Figueroa foi preso na residência onde morava há pelo menos três meses em Boa Vista, Roraima.

Além disso, o colombiano tem mais de 100 investigações de homicídios cometidos nos departamentos da La Guajira e Cessar, entre eles os de três políticos, informou nesta quinta-feira o Ministério da Defesa. Na ocasião, o traficante está ligado as mortes de Henry Ustariz Guerra (2008) e Yandra Brito, ex-prefeita de Barrancas (La Guajira), ocorrido em 2012. Nesse mesmo ano também foram assassinados o ex-deputado Efraín Ovalle Oñate e Danny Deluque, acrescentou o Ministério da Defesa.

Figueroa era procurado no mundo inteiro%2C desde que seu nome foi lançado na difusão vermelha da InterpolDivulgação

O ministro da Defesa, Juan Carlos Pinzón, assinalou que junto com Figueroa foi detido seu primo, conhecido como "Norte", que seria "o homem de confiança e chefe dos capangas da organização criminal".

"Contra 'Marquito Figueroa' há processos ativos por homicídio agravado, fabricação, tráfico e porte ilegal de armas de fogo e formação de quadrilha", acrescentou o comunicado.

O diretor da polícia, general Rodolfo Palomino, disse a jornalistas que o traficante passou um tempo na Venezuela e que, quando soube que tinha ordens de prisão, viajou para o Brasil.

Segundo Palomino, Figueroa é "de longe o criminoso da mais alta periculosidade da história recente de La Guajira e Cessar". De acordo com o general, Marquito fazia circular rumores de que estava protegido pela polícia no Norte da Colômbia para despistar os órgãos de inteligência.

Ao todo o colombiano possui cinco mandados de prisão em aberto, além de difusão vermelha na Interpol, a Polícia Internacional com conexão em quase 200 países. Nesta quarta-feira, foi cumprido mandado de prisão para fins de extradição expedido pelo Supremo Tribunal Federal. O "Marquito Figueroa" será transportado de Roraima em aeronave da Polícia Federal até a cidade de São Paulo, onde aguardará o processo de extradição.

Com informações da EFE

Você pode gostar