Por victor.duarte

Brasília - Condenado a 7 anos e 10 meses de prisão no julgamento do mensalão (Ação Penal 470), o ex-deputado federal Valdemar Costa Neto encaminhou pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para cumprir o restante da pena em casa. O ex-parlamentar do PR foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro e está preso desde dezembro do ano passado.

Ex-deputado Valdemar Costa Neto pede regime de prisão domiciliar ao STFAlan Sampaio / iG Brasília

Atualmente, Costa Neto cumpre pena no Centro de Progressão Penitenciária (CPP), em Brasília, e tem autorização para trabalhar como gerente de um restaurante industrial da capital federal.

Ainda não há previsão sobre quando o Supremo Tribunal Federal deve se manifestar sobre o pedido. O relator do caso na Corte, Luis Roberto Barroso, deve pedir à Procuradoria Geral da República um parecer para basear sua decisão.

Outros beneficiados

Quatro condenados do processo do mensalão já conseguiram a progressão de regime. São eles o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, o ex-deputado Bispo Rodrigues e o ex-tesoureiro do extinto PL (atual PR) Jacinto Lamas. O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu protocolou pedido no mesmo sentido na última segunda-feira (20) e aguarda decisão do STF.

Você pode gostar