Por victor.duarte

São Paulo - Está quase tudo pronto para que São Paulo desvie cinco metros cúbicos por segundo (m³/s) do Rio Paraíba do Sul – que serve o Rio de Janeiro – para ajudar no abastecimento de água da capital paulista e Região Metropolitana.

Essa é a previsão feita pelo secretário de Recursos Hídricos do Estado, Mauro Arce, sabatinado nesta quarta-feira pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Sabesp na Câmara Municipal de São Paulo.

De acordo com o secretário, no cargo desde abril, reuniões técnicas com simulações já foram realizadas e uma proposta foi feita ao Rio de Janeiro: São Paulo ficaria com 5 m³/s da vazão de 180 m³/s que o Rio Paraíba do Sul leva ao Rio.

Desvio de 5 m³/s do Paraíba do Sul serve para ajudar no abastecimento de água da capital paulista e Região MetropolitanaErnesto Carriço / Agência O Dia

“Esse assunto está caminhando bem. Existe uma posição. Já fizemos reuniões técnicas, simulações. Precisa agora de uma reunião para fechar o acordo”, afirmou Arce, ao lembrar que dois reservatórios ficam em São Paulo

O secretário lembrou que esse projeto foi apresentado nesta segunda-feira pelo governador Geraldo Alckmin à presidente Dilma Rousseff, que receberá os detalhes dos oito projetos propostos na próxima segunda em reunião com os ministérios do Planejamento e do Meio Ambiente.

“São 180 m²/s. Só queremos 5m³/s. Esse assunto foi levado ao STF (Supremo Tribunal Federal). O pessoal do Rio achava que tirar cinco metros do Paraíba iria prejudicar toda a população do Rio de Janeiro.”

Até que as grandes obras saiam do papel, o secretário mencionou pequenas intervenções que devem aumentar aos poucos a oferta de água aos paulistas. Segundo Arce, bastará que o volume de chuvas seja igual à media histórica para que os reservatórios fiquem cheios até abril do ano que vem. “Não só encheríamos as duas reservas técnicas como teríamos um volume útil maior do que em 2014”, completou.

*Reportagem de Wanderley Preite Sobrinho

Você pode gostar