Por hugo.pernet

A Polícia Federal iniciou na manhã desta quinta-feira a Operação Plateias para investigar a atuação de uma organização criminosa, formada por lobistas e agentes públicos, supostamente responsáveis por desvio de verbas públicas e direcionamento de licitações em Rondônia. A ação foi deflagrada com apoio da Controladoria Geral da União e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público (GAECO).

Um dos suspeitos de envolvimento no esquema é o governador do estado de Rondônia, Confúcio Moura, que foi levado para a sede da Polícia Federal em Porto Velho para prestar depoimento sobre as denúncias. Os contratos sob suspeita chegam a quase R$ 300 milhões, e o grupo teria desviado mais de R$ 57 milhões. De acordo com as investigações, empresas interessadas em participar de licitações do governo de Rondônia eram obrigadas a fazer doações a campanhas eleitorais.

De acordo com a Polícia Federal, a operação é a maior nos últimos anos em número de mandados. Trezentos policiais federais cumprem 193 mandados judiciais, sendo 163 pessoas conduzidas coercitivamente, 26 buscas e 4 prisões temporárias. Os mandados são cumpridos em nove estados: Rondônia, Acre, Amazonas, Bahia, Goiás, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, além do Distrito Federal. Uma das conduções coercitivas ocorre na Espanha.

Você pode gostar