Por bferreira
Maranhão - O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) anunciou ontem o afastamento do juiz Marcelo Baldochi, da 4ª Vara Cível de Imperatriz, no interior do estado. A decisão foi tomada porque a corregedoria considerou que houve abuso de poder do magistrado ao dar, no dia 6, voz de prisão a três empregados da companhia aérea TAM que não permitiram que entrasse num avião após a porta ser fechada para a decolagem. O afastamento foi pedido pelo desembargador Bayma Araújo, responsável pela apuração da denúncia.
O juiz, que chegou ao balcão da companhia aérea quatro minutos após o encerramento do check-in, tentou, usando sua condição de magistrado, obrigar os funcionários a parar o procedimento de decolagem para que embarcasse. Informado que não seria possível porque isso atrasaria o voo, ele deu voz de prisão aos três empregados que estavam no balcão e foram levados a uma delegacia da Polícia Civil, acusados de desacato.
Publicidade
Pela decisão, Baldochi ficará fora da função até que seja terminada a sindicância instaurada pelo Tribunal para apurar sua conduta. O magistrado poderá recorrer, mas não poderá reassumir até o fim da investigação.
Apesar disso, ele receberá seu salário normalmente. Ontem, a assessoria do Tribubal de Justiça do Maranhã informou que o pagamento dos vencimentos a magistrados afastados e submetidos a investigação está previsto na Lei Orgânica da Magistratura.
Publicidade