Por paulo.lima
Bahia - Os moradores do sul, sudoeste e Baixo Sul da Bahia estão sendo prejudicados devido a fortes chuvas nestas regiões do estado. Apesar da chuva fraca da madrugada desta sexta feira, a previsão é de tempestades ao longo do dia nos municípios destas regiões. O Governo da Bahia decretou estado de emergência em 16 municípios da região Baixo Sul devido aos danos dos últimos dias.
No município de Itabuna, na região sul da Bahia, localizado a 320 quilômetros da capital Salvador, 12 famílias que moram próximo ao rio Cachoeira tiveram que ser retiradas de suas casas com a ajuda do Corpo de Bombeiros, pois o nível do rio encontra-se bastante elevado e as casas já estavam tomadas pela água. A chuva também chegou com força na cidade de Taperoá, no baixo sul do estado, onde a correnteza passou por cima de uma estrada e deixou ruas da cidade alagadas e os moradores do povoado de Camuruji isolados.
Publicidade
Em Ilhéus, também no sul do estado, deslizamentos de terra deixaram dezenas de famílias desabrigadas. No bairro Alto do Brasílio, considerado uma área de risco, a terra deslizou no quintal de diversas casas e algumas correm sério risco de desabar. Desde terça feira, a Defesa Civil da Bahia já registou pontos de alagamento e deslizamentos em 12 bairros. Pelo menos 10 famílias estão desalojadas.
As estradas também sofreram com as precipitações. Na BA-001, que liga Serra Grande e Itacaré, uma erosão deixou o tráfego pergioso e os veículos pesados estão sendo impedidos de passar pela via. Já na BR-030, no trecho de Barra Grande, um desmoronamento impediu o trânsito para todos os veículos e uma enxurrada arrastou pedras de calçamento em Brumado, na região sudoeste. Com a enxurrada, uma parede de uma casa caiu sobre um carro, mas ninguém se feriu.