Por paulo.lima
Cubatão, SP - O vazamento de um gás tóxico provocou mal-estar em pelo menos 70 pessoas, em Cubatão, São Paulo. De acordo com a Comissão Municipal de Defesa Civil de Cubatão (Comdec), as pessoas que se intoxicaram foram encaminhadas ao Pronto Socorro Central, que teve de pedir reforço médico para atender a todos os casos.
O acidente ocorreu por volta das 10h e espalhou a substância em uma área próxima do entroncamento da Rodovia Dom Domênico Rangoni com a Avenida Nove de Abril, principal via da cidade. A origem do produto ainda é investigada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Publicidade
Segundo a agência, suspeita-se que seja dióxido de enxofre. Com cheiro forte e característico, a substância é usada principalmente na produção de ácido sulfúrico, e pode ter diversos outros aproveitamentos. É um gás denso, incolor e não inflamável.
A Petrobras informou que, por medida de precaução, a Refinaria Presidente Bernardes foi parcialmente evacuada. O procedimento foi seguido por outras empresas do polo petroquímico, onde vários trabalhadores apresentaram sintomas de intoxicação, como irritação nos olhos e na garganta, ânsia de vômito e dores no corpo.
Publicidade
Alguns funcionários foram atendidos no serviço médico da própria refinaria e, segundo a Petrobras, passam bem. Conforme a empresa, o vazamento não partiu da refinaria. No início da tarde, a unidade já operava normalmente. A Cetesb não confirma que produto foi dispersado nem o local exato onde começou o vazamento.