Por tamara.coimbra

São Paulo - O nível do Sistema Cantareira, que abastece a Grande São Paulo, subiu 0,2 ponto percentual nesta segunda-feira, mesmo sem ter chovido sobre o manancial nas últimas horas. De acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), com o aumento o reservatório está marcando 10,6% de sua capacidade total. Sendo assim, esta é a 18ª elevação seguida da reserva hídrica. A última queda ocorreu no primeiro dia de fevereiro.

Pelo 18ª dia seguido reserva hídrica do Sistema Cantareira sobeDivulgação

Apesar das altas que o sistema está tendo, o Cantareira ainda encontra-se utilizando a segunda cota do chamado volume morto e, portanto, opera além do limite de sua capacidade normal.

Outros dois sistemas que abastecem a Região Metropolitana, o Alto Tietê e o Rio Claro, também registram aumento em sua reserva. O Tietê passou de 18,2% para 18,3% de sua capacidade, e o Rio Claro subiu de 35,3% para 35,4%. As marcações foram realizadas entre este domingo e esta segunda-feira. Não houve nenhum registro de chuva nas últimas 24 horas sobre os seis sistemas que abastecem de água a Grande São Paulo.

O Alto Cotia e Rio Grande observaram queda no volume armazenado. No primeiro, a variação negativa fez com que a reserva de água caísse de 36,6% para 36,4%. Já no Rio Grande, a redução fez com que o nível hídrico caísse de 83,6% para 83,4%. O Sistema Guarapiranga manteve-se estável em 57,5%.

Você pode gostar