Por tiago.frederico

Pará - Um madeireiro conhecido como "Castanha" foi preso em Novo Progresso, no Oeste do Pará, nesta segunda-feira. O homem, cuja identidade não foi divulgada, é acusado de ser o maior devastador da Floresta Amazônica.

A prisão prisão preventiva foi decretada pela Justiça Federal de Itaituba por ação movida pelo Ministério Público do Pará. Castanha foi preso em sua casa durante a Operação Castanheira, que foi deflagrada pela Polícia Federal e que teve o apoio do Ministério Público Federal, da Receita Federal e do Ibama. Com a prisão, foi desarticulada uma quadrilha de grileiros que operava na região da BR-163, e que respondia por 20% de todo o desmatamento da Amazônia.

Madeireiro é preso no ParáDivulgação

A prisão do madeireiro, que também é grileiro na Amazônia é o maior marco representativo das ações de combate ao desmatamento no Oeste do Pará. O homem vinha atuando na BR-163, invadindo terras da União, promovendo o desmatamento e comercializando ilegalmente as terras furtadas. O grileiro e sua família respondem por quase R$ 47 milhões em multas ambientais, sem contar com os autos de infração em nome dos demais membros da quadrilha.

O madeireiro será julgado pela Justiça Federal e poderá receber pena de mais de 46 anos de prisão pelos diversos crimes cometidos, tais como desmatamento ilegal, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, uso de documentos falsos, além de outros. "Castanha" foi recolhido ao Sistema Penal do Pará onde ficará à disposição da Justiça Federal.

Você pode gostar