Por clarissa.sardenberg

Rio - O desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), suspendeu nesta quinta-feira a decisão do juiz Luiz Moura Correia de tirar do ar o WhatsApp em todo o Brasil. Segundo Alencar, a decisão não era admissível pois a suspensão do serviço afetaria milhares de pessoas para beneficiar uma investigação local.

“A fim de suspender a eficácia da ordem emitida, contra as impetrantes, no processo n. 0013872-87.2014.8.18.0140 (a que fazem referência os Ofícios n. 0207/NI/2015, 0209/NI/2015 e n. 0215/NI/2015, todos do Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí), em nada afetando, ressalto, a ordem judicial de folhas 43/46 do referido feito. Decisão sem razoabilidade. Suspensão de serviço que afeta milhões de pessoas, em prol de investigação local”, declarou o desembargador em Mandado de Segurança publicado no site do TJPI.

Usuários do WhatsApp correm para outro app

Com medo do bloqueio do WhatsApp em todo o território nacional, alguns usuários do aplicativo buscaram alternativas para a comunicação. O app Telegram publicou em seu perfil no Twitter nesta quinta-feira que registrou 2 milhões de novas assinaturas vindas do Brasil nas últimas 20 horas.

"Registramos 2 milhões de assinaturas vindas do Brasil nas últimas 20 horas", publicou o Telegram, acrescentando que surgem 100 novos usuários por segundo.

O juiz Luiz Moura Correia, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina, no Piauí, havia determinado que uma empresa de telefonia suspendesse o acesso aos domínios whatsapp.net e whatsapp.com temporariamente, assim como seus subdomínios, "em caráter de urgência no prazo de 24 horas após o recebimento".

App alternativo ao WhatsApp ganhou 2 milhões de novos adeptos no Brasil

Saiba mais: WhatsApp pode ser suspenso no país inteiro após decisão judicial

Decisão de juiz sobre WhatsApp foi derrubada por desembargador do PiauíReprodução Internet





Você pode gostar