Por clarissa.sardenberg

Rio - O Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha chegou para a sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. "Não há denúncia [contra mim]. O que há é um pedido de investigação", disse. "O Ministério Público escolheu quem investigar. Não teve critério único para todos. E por motivação de natureza política ele escolheu exatamente aqueles que seriam alvos de investigação", declarou Cunha. "Faço questão de contestar todos os fatos", completou. 

Eduardo Cunha ainda comentou sobre acusações de participação do PMDB no esquema de corrupção. "O PMDB nunca teve operador. O senhor Fernando Soares nunca foi operador do PMDB nem teve relação com o PMDB", disse a respeito do empresário Fernando Soares, conhecido como Baiano. Segundo o Ministério Público Federal é ele o operador do PMDB no esquema de desvios na Petrobrás.

O presidente da Câmara foi um dos parlamentares citados na lista enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, com pedido de abertura de inquéritos para investigar pessoas mencionadas em depoimentos da Operação Lava Jato. Entre os nomes estão outros deputados federais, senadores, ex-governadores e ex-ministros de Estado.

Eduardo Cunha comentou sobre acusações de participação do PMDB em esquema de corrupção Fabio Gonçalves / Agência O Dia

Ao receber o pedido de abertura de inquéritos, o ministro do STF, Teori Zavascki, pediu para investigar Cunha por indícios de lavagem de dinheiro e corrupção passiva, enquanto Renan Calheiros também será alvo de um inquérito para apurar seu envolvimento em caso de formação de quadrilha junto aos outros agentes políticos.

Após a divulgação da lista, Cunha negou, por meio de nota, o envolvimento com os atos ilícitos investigados pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal. Antes, ele também compareceu em uma reunião da CPI , onde se colocou à disposição da comissão.

O anúncio do depoimento de Cunha foi feito na última terça-feira (10) pelo presidente da comissão, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), no início da reunião destinada a ouvir o ex-gerente da Petrobras, Pedro Barusco. Após o depoimento do presidente da Câmara, a CPI ouve o depoimento do ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli.

Com informações da Agência Brasil 

Você pode gostar