Por felipe.martins

Brasília -  O novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, anunciado sexta-feira, usou ontem uma rede social na internet para agradecer o apoio e avisar que assumirá o cargo no próximo dia 6. Em entrevista concedida à revista ‘Brasileiros’  antes da indicação ao cargo, ele criticou a presidenta Dilma Rousseff e disse que os ministros não tinham autonomia.

Pela internet%2C Ribeiro disse que%2C sem educação%2C não se avança Banco de imagens

“Os ministros continuam tendo as orelhas puxadas cada vez que falam uma coisa de que ela (a presidenta) não gosta. Não há autonomia dos ministros”, afirmou ele na edição de março da publicação. Na entrevista, Renato Janine Ribeiro avalia que os ministros com mais autonomia são Joaquim Levy (Economia), por ser “quase uma intervenção tucana na economia”, e Juca Ferreira (Cultura), por ter força no meio cultural e manejar um orçamento relativamente pequeno. Em outro trecho, ele diz que, “apesar de todas as críticas ao PT, acho o PSDB pior do que o PT, mas eu não gostaria de continuar votando no mal menor.”

Neste sábado, Janine usou um tom conciliador em sua declaração na internet. “Espero que a educação constitua um desses pontos que permitam unir o país, gente de um lado ou de outro, mas que sabe que sem educar não se avança”, escreveu. Além de 45 anos de carreira na Universidade de São Paulo, Renato Janine Ribeiro já foi diretor da Capes.


Você pode gostar