Por karilayn.areias

São Paulo - Morreu, aos 82 anos, o ator e diretor Antonio Abujamra. O artista foi encontrado morto em seu apartamento no bairro de Higienópolis, em São Paulo, pelo filho André. Ainda não há informações sobre a causa da morte e a confirmação do falecimento foi feita pela TV Cultura, onde ele apresentava o programa "Provocações". 

No Facebook, o sobrinho dele, Samir Abujamra, lamentou o falecimento do tio. "Morreu meu ídolo, meu segundo pai, o homem que me fez ser artista. Tio Tó, Antonio Abujamra", escreveu Samir. Além disso, ele também postou uma foto ao lado de Antonio. 

Samir ao lado do tio%2C Antonio Abujamra Reprodução Internet

Abujamra nasceu em Ourinhos, no interior de São Paulo, em 13 de setembro de 1932. Formado em filosofia e jornalismo, passou uma temporada estudando na Europa e estreou na direção profissional de teatro em 1961, já de volta ao Brasil, com "Raízes", de Arnold Wesker.

Ainda na década de 1960 fundou o grupo Decisão, que buscava disseminar o teatro político com base em Brecht. A companhia seria encerrada com o endurecimento do regime militar.

Com um vasto currículo, na televisão Antonio dirigiu as novelas Ninho da Serpente (1982) e Os Ossos do Barão (1997). Como ator, teve um papel engraçado como Ravengar na novela Que Rei Sou Eu?, da Globo, além de integrar o elenco de Cortina de Vidro (1989), Amazônia (1992), Andando nas Nuvens (1999), Terra Nostra (1999), entre outras.

Sua última interpretação em novelas foi em "Corações Feridos", do SBT, no ano de 2011, e no cinema em "Brichos 2 – A Floresta é Nossa", em 2012. Abujamra deixa os filhos André e Alexandre, e dois netos.

*Com informações do IG


Você pode gostar