Por felipe.martins

Campinas, São Paulo -  O senador Aécio Neves (PSDB) usou aeronaves do governo de Minas Gerais ao menos seis vezes depois de deixar o cargo de governador do estado, informou a ‘Folha de S. Paulo’. Os voos, organizados especialmente para ele, foram realizados entre 2011 e 2012, quando Aécio já era senador e havia elegido seu sucessor no governo mineiro, Antonio Anastasia (PSDB) — que também entrou para o Senado nas últimas eleições.

Um dos helicópteros teve seu uso regulamentado pelo próprio Aécio quando era governador e é destinado ao “atendimento do governador do Estado, em deslocamento de qualquer natureza, por questões de segurança”. Outros voos aconteceram em aeronaves enquadradas na categoria de transporte geral, que devem atender a vice-governador, secretários de governo e autoridades em “missão especial”. Aécio Neves justificou à ‘Folha’ três dos seis deslocamentos, afirmando que estava em “missões especiais” a pedido de Anastasia.

Os voos, organizados especialmente para ele, foram realizados entre 2011 e 2012, quando Aécio já era senadorFoto%3A Leo Franco / Ag.News

Ele utilizou o jato Learjet do governo para viajar de Belo Horizonte a Brasília, e sua assessoria afirmou que, na ocasião, foi votada no Senado a proposta que criou o Tribunal Regional Federal (TRF) da 6ª região, com jurisdição em Minas Gerais. Porém, de acordo com a ‘Folha’, a medida não foi votada em 30 de outubro de 2012, e sim em 7 de novembro. Os senadores têm direito a usar a verba indenizatória (de R$ 15 mil por mês), além de possuir uma cota que corresponde a cinco passagens áreas mensais, de ida e volta, da capital do estado de origem a Brasília.

Você pode gostar