Por karilayn.areias

Rio - Um piloto experiente livrou um dos casais mais populares do país, Luciano Huck e Angélica, de uma tragédia aérea na manhã deste domingo. O avião onde os apresentadores viajavam fez um pouso forçado em uma fazenda em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A principal hipótese do acidente é uma falha na bomba de combustível. Angélica chegou ao hospital em uma maca, com suspeita de fratura no quadril. Já Huck feriu a vértebra e mostrou dificuldade de andar. Um dos filhos do casal reclamou de dores na cabeça e teve ferimentos no rosto. As babás foram os passageiros com menos danos.

GALERIA: Avião de Angélica e Luciano Huck faz pouso de emergência em MS

Avião com Luciano Huck%2C Angélica e filhos fez pouso de emergência no Mato Grosso do SulPaulo Ribas / Correio do Estado

Nesta noite, o casal e os filhos foram transferidos para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Eles foram levados de ambulância até a Base Aérea da capital, onde pegaram um avião.

O pouso foi feito, por volta das 11h, na Fazenda Palmeiras, na cidade de Rochedo, a cerca de 30 quilômetros da capital. Além do casal e dos três filhos (Eva, Benício e Joaquim), estavam na aeronave as duas babás Marcíleia Eunice Garcia e Francisca Clarice Canelo Mesquita, o piloto, Osmar Fratini, e o copiloto José Flávio de Souza Zanatto.

Perto de pousar no Aeroporto de Campo Grande, Oscar percebeu a falha em uma das bombas de combustível, o que parou um dos motores. Às 10h52, ele avisou à Torre de Controle em Campo Grande que estava em situação de emergência e que faria pouso forçado. Segundo a esposa dele, Lucilene Vaz, o piloto tentou, mas não conseguiu acionar o outro dispositivo e teve apenas dez minutos para realizar o procedimento, já que nenhum dos dois motores funcionava e o avião começou a perder sustentação. Segundo ela, o marido tem nove mil horas de voo.

Graças a uma curva de nível no terreno da fazenda — que reduziu a velocidade da aeronave—, Osmar conseguiu pousar antes de chegar à BR-080. A dona da fazenda, Lorena Beatriz Leonardo, disse que retirou o gado do pasto momentos antes do pouso, o que evitou uma tragédia maior.

Quatro carros do Corpo de Bombeiros e duas ambulâncias do Samu foram ao local para prestar socorro. “Tiveram muita sorte, pois a área é bastante acidentada. Foi de fato um milagre e revela que o piloto tem perícia bastante apurada”, disse o capitão do Corpo dos Bombeiros, Sílvio Romero, ao ‘Portal Correio do Estado’. Aos bombeiros, Oscar teria dito que estava transportando um casal estrangeiro, para tentar preservar a identidade de Huck e Angélica.

Experiência do piloto evitou tragédia Arte%3A O Dia Online

Com exceção do piloto — encaminhado de helicóptero a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) —, todas as pessoas foram levadas à Santa Casa de Campo Grande. O transporte foi feito por carros particulares. De acordo com a unidade pública, eles passaram por exames de raio-X e tomografia e não foi detectada nenhuma situação grave.

Piloto evitou tragédia e foi para a UPA

Responsável por evitar a tragédia, Oscar Fratini foi o último a ser resgatado. Levado para uma UPA, ele ainda teve de esperar mais de três horas até ser encaminhado para a Santa Casa. O piloto precisou ser transferido no carro particular do secretário de Saúde do Mato grosso do Sul, Nelson Tavares. Ele chegou consciente e com um corte profundo na testa. De acordo com a assessoria da unidade, Oscar passou por tomografia e o estado de saúde é estável.

Documentação estava regular

O avião, modelo Embraer 820C, matrícula PT-ENM, estava com a documentação regular e a inspeção anual de manutenção tem validade até 12 de junho deste ano, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O bimotor pertence a Mato Grosso do Sul Táxi Aéreo Ltda. A empresa atua há 40 anos no estado e, segundo um dos diretores, este foi o primeiro acidente desse tipo. O piloto trabalha no local há mais de dez anos.

O órgão responsável pela investigação, Centro de Prevenção e Investigação de Acidentes (Cenipa), designou que o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV) fosse ao local.

O avião trazia o casal do Pantanal, onde Angélica estava desde o dia 19 fazendo gravações para o programa ‘Estrelas’. Huck estava acompanhando a esposa no trabalho. O acidente repercutiu, ontem, nas redes sociais. Internautas postaram mensagens desejando força ao casal.

Você pode gostar