Por tamara.coimbra

Distrito Federal - Quatorze pessoas estão isoladas no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), no Distrito Federal, após suspeita de superbactéria enterococo no local. A Secretaria de Saúde do DF confirmou, na noite deste domingo, a morte de duas mulheres que estavam isoladas após ter contato com uma paciente contaminada. Uma das vítimas tinha 79 anos estava infectada pela superbactéria KPC, além de ter insuficiência respiratória aguda e asma. A outra, de 80 anos, apresentou problemas cardíaco, renal e pulmonar. A secretaria informou que ainda não há confirmação de contágio com a superbactéria.

Ao todo, 14 pacientes continuam isolados na unidade de saúde. O resultado dos exames que irão confirmar se eles estão infectados será divulgado nesta segunda-feira. A última vez que o Distrito Federal teve um caso de enterococo resistente a antibióticos foi em 2010. O diretor do HRT afirmou que não é preciso se preocupar com a nova epidemia.

O atendimento na clínica médica, cardiologia e cirurgia de emergência do hospital foi interrompido na última quinta-feira, por causa da contaminação de uma paciente. Ela permanece em tratamento. A Secretaria de Saúde pede que a população procure outra unidade hospitalar durante a interrupção, sem prazo para terminar. Já as especialidades de pediatria, oftalmologia, ginecologia e obstetrícia do HRT funcionam normalmente.

No Hospital Regional do Guará três pacientes foram isolados depois que exames mostraram a presença da superbactéria Acinetobacter baumanii. Em dois deles, houve apenas colonização, pois o microrganismo não foi encontrado no sangue nem na urina. No terceiro, houve infecção.

A Secretaria de Saúde confirmou os casos e esclareceu que não há risco de contaminação ou epidemia. De acordo com o órgão, todos os cuidados necessários estão sendo tomados para evitar o contato de outros pacientes com os isolados.

Você pode gostar