Por victor.duarte

Brasília - O Ministério das Relações Exteriores rebateu, nesta sexta-feira, as alegações de que o embaixador brasileiro na Venezuela, Ruy Pereira, não tenha dado o apoio necessário à comitiva de senadores que tentou visitar líderes políticos que se opõem ao regime de Nicolás Maduro.

Segundo um porta-voz do Itamaraty, a diplomacia brasileira adotou o protocolo usado em missões que não envolvem visitas de chefes de Estado, fornecendo apoio logístico e encaminhando os pedidos às autoridades venezuelanas.

Senadores brasileiros vão à Venezuela e relatam ataques de manifestantes

Câmara repudia violência contra senadores e cobra posição do governo

Senadores brasileiros vão à Venezuela e relatam ataques de manifestantesReprodução Twitter

De acordo com o porta-voz, existe uma diferenciação entre uma visita de chefe de Estado e as demais missões externas. Ele reiterou que a embaixada brasileira em Caracas prestou todo o apoio devido.

Além de ter cedido o avião da Força Aérea Brasileira à comitiva de senadores, o Itamaraty pediu a autorização de sobrevoo e de pouso da aeronave na capital venezuelana e alugou a van para os senadores. De acordo com o Itamaraty, o fato de a van estar escoltada por batedores indica que o governo de Nicolás Maduro tinha autorizado o deslocamento da comitiva para a penitenciária de Ramo Verde.

Ao saber que os senadores não tinham conseguido ir à penitenciária, informou o porta-voz, o embaixador retornou ao aeroporto e despediu-se dos parlamentares. O protocolo diplomático estabelece a presença do embaixador no aeroporto tanto na chegada como na despedida.

Segundo o Itamaraty, havia a possibilidade de os parlamentares passarem na embaixada brasileira após a visita ao presídio, mas que os diplomatas não chegaram a saber se a comitiva tinha a intenção de visitar o embaixador ou de retornar diretamente ao aeroporto.

Você pode gostar