Por felipe.martins

Rio - Filha do delator do mensalão, o ex-apenado Roberto Jefferson — que manda no PTB, agora na oposição — a deputada federal Cristiane Brasil acaba de protocolar a PEC 125, que pode ser o fim da carreira de Luiz Inácio Lula da Silva, se aprovada. O texto proíbe a ‘reeleição por períodos descontinuados para cargos do Executivo’, desde prefeitos até presidente da República. A proposta tem a simpatia de todos os partidos da oposição. Presidente da Câmara, Eduardo Cunha diz não saber de nada.

Limpa no balcão

A Caixa tem mais de 20 funcionários envolvidos na fraude dos bilhetes falsos de loterias. Questionado, o banco não se pronunciou.

Cartão vermelho?

O deputado Marcus Vicente (PP-ES) perguntou à CCJ se pode ocupar a presidência da CBF em mandato parlamentar. É um dos vices de Del Nero.

PROCLAMAÇÃO DO PMDB

O vice-presidente Michel Temer marcou o Congresso Nacional do PMDB para dia 15 de novembro. Uma data proposital — trata-se do dia da Proclamação da República. Será o grito de independência na gestão Dilma, quando Temer vai liberar o partido para anunciar a pré-candidatura ao Planalto em 2018. Ele é o cotado. Eduardo Paes, idem.

Congresso Nacional do PMDB, marcado por Michel Temer para o dia 15 de novembro, será o grito de independência na gestão DilmaAgência Brasil

Generosidade eleitoreira

Em 2011 não tinha crise no Planalto, que agora vende imóveis do governo. Por decisão da então chefe da Casa Civil, a paranaense Gleisi Hoffmann, a Secretaria de Patrimônio da União doou dois terrenos para o Governo do Paraná, que poderia comprá-los.

Dada a largada

Presidente da Central dos Sindicatos do Brasil, Antonio Neto vai entregar ao vice-presidente Temer, a pedido, documento com reivindicações de várias categorias do Brasil. Será incorporado ao futuro programa de governo do PMDB.

Ciro candidato

Carlos Lupi, presidente do PDT, faz festa para filiação de Ciro e Cid Gomes na quarta-feira. Ciro será alçado a pré-candidato ao Planalto. A dupla ainda leva para a legenda o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e 12 deputados estaduais.

Contas legalizadas

Os cariocas que têm conta no HSBC da Suíça podem respirar aliviados — em parte. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, encontrou forma de legalizar o dinheiro que brasileiros mantêm nas contas sob investigação da Receita no caso SwissLeaks.

Preço do serviço

Levy formatou e a Casa Civil do Planalto enviou na sexta ao Congresso o PL 2960, que institui o Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária. Em suma, quem tem dinheiro ou bens no exterior, não declarados até hoje, não será punido por evasão de divisas, mas terá de pagar os impostos para ser regularizado junto à Receita.

Turi$mo

O ministro do Turismo, Henrique Alves, quer lançar o programa Ilhas Brasileiras, de fomento ao turismo de transatlânticos, com construção de píer e terminais. Ilha Grande (Angra) no plano, que inclui Fernando de Noronha (PE) e Ilha Bela (SP).

Licença poética

Em sua festa na quinta, Ferreira Gullar soltou o verbo contra PT e Dilma. Disse que o maior presente aos 85 seria não ouvir mais a palavra ‘presidenta’. ‘O certo é presidente’.

Coluna de Leandro Mazzini com Equipe DF, SP e Nordeste

Você pode gostar