Por clarissa.sardenberg

Rio - Uma pesquisa sobre segurança nas grandes cidades brasileiras revelou que metade da população dos locais pesquisados acredita na máxima de que "bandido bom é bandido morto", revelou o Datafolha. O levantamento encomendado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública foi feito em 84 cidade com mais de 100 mil habitantes e ouviu 1.037 pessoas.

Pesquisa sobre segurança foi feita nas grandes cidades brasileirasSeverino Silva

A pesquisa foi realizada no final de julho deste ano e será apresentada no 9° Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que vai ser divulgado nesta semana.

Os entrevistados foram perguntados se acreditavam que "bandido bom é bandido morto" e 50% das pessoas afirmaram que sim. Os que discordaram da afirmação foram 45% e o restante não soube responder ou não concorda nem discorda. Pessoas contra a afirmação se manifestaram em sua maioria na faixa etária de 16 a 24 anos.

Na região Sudeste, o índice de aprovação à afirmativa foi de (48%), já na região Sul, aumentou para (54%). Quando analisados pela cor da pele, os entrevistados negros que disseram concordar que "bandido bom é bandido morto" foram 44% e os brancos 53%.

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o que indicou empate técnico. Considerado o percentual, o levantamento não revelou diferença entre a opinião de homens e mulheres.

Você pode gostar