Por bferreira

Rio - Dados divulgados pela agência espacial americana Nasa mostram que os efeitos da seca que atinge o Brasil são mais sérios do que se pensava. Segundo cientistas da agência espacial, com base em análises de imagens de satélite, o país perde a cada ano dos três últimos anos 105 trilhões de litros d’água. O Sudeste tem perda de 56 trilhões de litro enquanto o Nordeste, 49 trilhões, segundo o hidrólogo da agência, Augusto Getirana. Contabilizados os três anos de seca, o Brasil chega aos estarrecedores 315 trilhões de litros d’água perdidos.

Estudo revela quantidade exata de água que some de rios e lençóisDaniel Castelo Branco / Arquivo Agência O Dia

Para se ter uma ideia dos estragos, a água perdida nos três anos de seca daria para abastecer todo o Estado de São Paulo por dez anos. Os números levam em conta o gasto médio diário de 181 litros por paulistano, segundo dados do Sistema Nacional de Informações do Ministério das Cidades.

O estudo da Nasa é o primeiro que documenta exatamente a quantidade de água que tem desaparecido dos lençóis. “É muito maior do que eu imaginava”, disse Getirana, acrescentando que “com as mudanças climáticas, isso vai acontecer com maior frequência.”

A pesquisa de Getirana, publicada esta semana no Journal of Hydrometeorology, tem como base 13 anos de informações dos satélites Recuperação da Gravidade e Experimento Climático (Grace, na sigla em inglês) da Nasa, que circulam a Terra detectando mudanças no campo de gravidade causadas pelos movimentos da água no planeta.

De acordo com Getirana,as novas informações de satélite devem representar um chamado de alerta para os políticos gerenciarem melhor a água e atuarem em relação às mudanças climáticas para lidar com a crise. Os dados, no entanto, não permitem prever quanto tempo a seca vai durar, Mas indicam que as perdas de água vão continuar na mesma intensidade.

Você pode gostar