Por luis.araujo

Minas Gerais - Uma barragem de contenção de rejeitos de uma mineradora se rompeu na tarde desta quinta-feira, em Mariana (a 124 km de Belo Horizonte),em Minas Gerais. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana (Metabase), 15 pessoas teriam morrido e 45 estariam desaparecidas.

Barragem de contenção de rejeitos da mineradora Samarco arrebentou e lama arrastou carros e caminhõesReprodução de TV

A lama arrastou carros e caminhões, encobriu quase todas as casas do subdistrito em que fica a barragem e deixou moradores ilhados. O Hospital Monsenhor Horta disse que uma pessoa morreu e há outros feridos na unidade.

Foram enviadas ao local viaturas e cães farejadores auxiliam nas buscas por vítimas. O secretário de Defesa Social de Mariana, Brás Azevedo, informou que a situação no local é muito grave e há riscos de mais desmoronamentos.

A prefeitura de Mariana disse que o distrito está sendo esvaziado, e a orientação para os moradores é que sigam até o distrito de Camargos, que é mais alto e mais seguro.

A barragem de Fundão pertence à mineradora Samarco e está na mina de Germano, a cerca de 25 km de Mariana. Em nota, a empresa afirmou que não é possível, neste momento, confirmar as causas e extensão do ocorrido nem se há vítimas.

O acidente ocorreu entre as 15h30 e as 16h, no subdistrito de Bento Rodrigues (a 35 km do centro da cidade), que foi totalmente atingido pela lama. Segundo o IBGE, há 492 moradores e 121 domicílios no subdistrito.

Você pode gostar