Por clarissa.sardenberg
Rio - Após ação da Polícia Federal (PF) nesta terça-feira, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse em entrevista coletiva que a operação tem o objetivo de desviar a atenção do processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff. "Querem tapar o verdadeiro processo em decisão no país", afirmou Eduardo Cunha na tarde desta terça-feira depois de ter suas casas e escritório vasculhados, em Brasília e no Rio de Janeiro, pela PF e Ministério Público Federal (MPF).
Cunha disse ver com 'estranheza' operação da PF desta terça-feiraReprodução

Para Cunha, a Operação Lava Jato tem como alvo políticos do PMDB, poupando o PT. "Todo dia tem a roubalheira do PT sendo fotografada e de repente fazem uma operação do PMDB. Tem alguma coisa estranha no ar", afirmou. 

PF faz operação de busca e apreensão em residências de Cunha

Publicidade
Sobre a tentativa de impedir, pela oitava vez, que o Conselho de Ética vote o parecer favorável ao prosseguimento da representação contra ele, por quebra de decoro, Cunha disse que "até parece que só têm aliados" dele na Casa. "Estou sujeito como qualquer brasileiro", disse Cunha sobre ser julgado.
Carros da Polícia Federal diante da casa do Eduardo Cunha%2C no Condomínio Park Palace%2C na Barra da TijucaPaulo Capelli / Agência O Dia

Pouco antes da entrevista coletiva, Eduardo Cunha se reuniu com lideranças partidárias. Ele recebeu, às 12h30, a visita do ex-deputado federal pelo PMDB de Goiás Sandro Mabel, que acabara de se encontrar com o vice-presidente Michel Temer.

Mabel deixou a casa de Cunha às 13h30, após a chegada dos líderes Marcelo Aro (PHS-MG), Domingos Neto (PROS-CE), Paulinho da Força (SDD-SP), Eduardo da Fonte (PP-PE), André Moura (PSC-SE), Rogério Rosso (PSD-DF), Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Maurício Quintella (PR-AL).

Por 11 a 9, os deputados do do Conselho de Ética decidiram não aceitar o pedido de vista do parecer emitido pelo relator do processo contra Cunha e dar sequência à votação do que vai definir o destino do presidente da Câmara.

As ações desta terça-feira também aconteceram nas residências do ministro de Ciência e Tecnologia, Celso Pansera (PMDB-RJ), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, do deputado federal Aníbal Gomes (PMDB-CE) e do senador Edison Lobão (PMDB-MA). Agentes da PF também cumpriram mandados na Diretoria-Geral da Câmara dos Deputados.