Já o segundo passo do projeto seria a análise das edificações, para os bombeiros verificarem se os responsáveis implementaram exatamente o que foi mostrado antes do documento. Caso esteja tudo correto, o Corpo de Bombeiros autoriza e atesta a segurança da área.
O museu pegou fogo na tarde desta segunda-feira, mas até agora as autoridades ainda não sabem o motivo do incêndio.
Bombeiro morreu ao sofrer parada cardiorrespiratória
Um bombeiro civil morreu no incêndio de grandes proporções que atingiu à tarde o Museu da Língua Portuguesa, na região central de São Paulo. O bombeiro, que trabalhava no museu e tentou controlar o foco de incêndio, teve queimaduras pelo corpo. Socorrido e levado ao Hospital das Clínicas, ele morreu depois de sofrer uma parada cardiorrespiratória.
Por ser segunda-feira, o museu estava fechado na hora em que o prédio começou a pegar fogo. O museu tem três andares e uma área de 4,3 mil metros quadrados. O fogo tomou conta de boa parte do museu. As chamas eram muito altas. A Estação da Luz do Metrô foi fechada.
Segundo Marcos Palumbo, coronel do Corpo de Bombeiros, o incêndio começou no primeiro andar e passou para os andares superiores. “As chamas se propagaram de forma muito rápida. Tivemos a notícia que o incêndio começou e se propagou rapidamente até pela estrutura de madeira, material plástico e borracha que compõem o museu. Isso faz com que o fogo se propague rapidamente”, explicou Palumbo.
O fogo começou por volta das 16h30, rapidamente atingindo a maior parte do prédio. O Corpo de Bombeiros enviou ao local 37 viaturas e 97 homens para combater as chamas. Chovia muito no momento do incêndio. Funcionários relataram que deixaram o prédio após ouvir o alarme.
O teto do museu ficou totalmente destruído e o fogo chegou à torre do relógio. O complexo da Estação da Luz é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No início da noite, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), foi até o local.
O prédio onde fica o museu foi inaugurado em 1901. Já o Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado em março de 2006. Em seus três primeiros anos de funcionamento mais de 1,6 milhão de pessoas já visitou o espaço, consolidando-o como um dos museus mais visitados do Brasil e da América do Sul. Desde o último dia 15, o Museu da Língua Portuguesa exibia uma exposição com mais de cem obras entre charges, caricaturas e histórias em quadrinhos.