Por rafael.souza
Brasília - Neste primeiro dia do ano, a presidenta Dilma Rousseff reavaliou o ano que passou e planejou novos desafios para 2016. Em um artigo publicado na "Folha de São Paulo", nesta sexta-feira, Rousseff afirmou que este ano será de muitos ajustes e reformas.
No texto, Dilma diz esperar o apoio do Congresso Federal para aprovar as reformas no orçamento para que haja o equilíbrio das contas. Ela reconheceu que cometeu erros em 2015, no entanto, afirmou que eles só foram agravados por fatores da economia internacional e pela "instabilidade política que se aprofundou por uma conduta muitas vezes imatura de setores da oposição que não aceitaram o resultado das urnas e tentaram legitimar sua atitude pelas dificuldades enfrentadas pelo país".
Publicidade
A presidenta disse que neste ano o governo vai dar continuidade a redução de gastos e que vai insistir nas negociações para as reformas tributária, trabalhista e previdenciária. Ao longo do texto, Rousseff coloca como prioridade o combate a inflação. Ela reafirmou, o que disse no Twitter, nessa quinta-feira, que o ano de 2015 foi muito duro e que é preciso reavaliar as expectativas.

Ao longo do artigo, citou ainda a crise econômica, que, segundo ela, coincidiu com os problemas internacionais. Ela comentou a queda dos produtos brasileiros exportados, a desaceleração da economia diante da alta do dólar e a pressão da inflação alta.

Apesar de um ano negativo, a presidenta Dilma afirmou que está convicta que ao final de 2016 o Brasil estará melhor que indicam as previsões atuais. Mesmo com a tentativa de impeachment, Dilma afirmou não guardar mágoas e nem rancores.

Pra 2016, assumiu o compromisso de ter um superavit primário de 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto), e afirmou que a prioridade do governo federal é de enfrentar a inflação. Todas as previsão sem transferir a conta para os que mais precisam, segundo ela.
Publicidade
Ao final questão de lembrar o combate da corrupção e afirmou que elas devem continuar, mas assegurando o direito de defesa - dos acusados -, punindo os responsáveis sem destruir empresas e empregos.
Dilma lembrou o trabalho do governo federal em 2015 que entregou moradias, beneficiou a população com o bolsa família, realizou obras em rodovias, portos e nos aeroportos.
Publicidade
Dilma Rousseff finalizou dizendo que " o Brasil é maior do que os interesses individuais e de grupos. Por isso, quero me empenhar para o que é essencial: um Brasil forte para todo o povo brasileiro".
SEM PRONUNCIAMENTO
Publicidade
Diferentemente do que costuma fazer nos fins de ano, desta vez a presidente Dilma não gravou um pronunciamento à Nação para ser exibido em cadeia nacional de rádio e televisão.