Por felipe.martins, felipe.martins
Rio - O Brasil tem 21 cidades entre as 50 mais violentas do mundo, segundo pesquisa realizada pela ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal. O estudo é focado no número de mortes violentas por 100 mil habitantes.
O estudo coloca Fortaleza como o município mais perigoso do país. A capital cearense está na 12ª posição no ranking mundial de insegurança, com 60,77 homicídios por 100 mil moradores. 
Imagem mostra ranking de cidades violentas no paísArte O Dia

A única cidade do Estado do Rio que aparece na pesquisa é Campos dos Goytacazes. De acordo com o trabalho, a cidade do Norte Fluminense está em 39º lugar no ranking mundial, com uma média de 36,16 assassinatos por 100 mil habitantes.

A pior performance brasileira está na Região Nordeste, que aparece com um quarto dos municípios mais violentos do planeta. Outro país que apresenta dados preocupantes no relatório é a Venezuela. Caracas está em primeiro lugar na listagem mundial. Das sete cidades mais perigosas, três são venezuelanas.A ONG mexicana faz esse mapeamento há mais de uma década. Em 2014, 16 cidades brasileiras estavam entre as 50 piores. Hoje são 21, quase a metade do total.

Publicidade
Somados, os países latino-americanos oferecem um cenário assustador: a América Latina aparece com 41 cidades entre as 50 mais perigosas do planeta.