Por bferreira

Rio - Quem aguarda o concurso para concorrer a uma vaga na Polícia Militar do Rio deve se apressar na preparação. A seleção está próxima e, de acordo com o chefe do Centro de Recrutamento e Seleção de Praças (CRSP), tenente-coronel Kleber Martins, o edital para a disputa por uma das seis mil oportunidades será divulgado em julho.

Último concurso foi feito em 2010. Desta vez%2C são 6 mil vagas de soldadosDivulgação

“O edital já está finalizado e estamos esperando apenas o fim da licitação para escolha da empresa que vai aplicar as provas. Se tudo transcorrer dentro do prazo previsto, o concurso será anunciado no próximo mês”, afirma o oficial.

O concursos está autorizado pelo governador do Rio, Sérgio Cabral, desde julho do ano passado. A seleção será para preencher vagas de soldado, sargento músico, oficial combatente, cabo auxiliar de enfermagem e oficial de saúde.
Publicidade
Entretanto, o comando da PM já adiantou que divulgará editais distintos para cada um desses cargos. O tenente-coronel Kleber Martins garantiu que serão oferecidas 6 mil vagas, 10% delas destinadas às mulheres, esclarecendo boatos de que o concurso para soldado seria apenas para cadastro de reserva.
O salário inicial para soldados é de R$2.382,89, mas a remuneração pode ultrapassar R$ 5 mil, devido às gratificações para quem faz cursos de qualificação ou trabalha em Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).
Publicidade
A corporação ainda oferece como benefícios assistência médica familiar e fardamento gratuito para cabos e soldados, além de alimentação.
Preparação é fundamental
Publicidade
Para Paulo Estrella, diretor pedagógico da Academia do Concurso, a dica é estudar a partir de questões da última seleção feita em 2010. “Para as provas, os candidatos precisam se atentar para novas disciplinas que foram incorporadas como Sociologia, História do Brasil e Geografia do Rio de Janeiro”, explica.
De acordo com informações do Centro de Recrutamento e Seleção de Praças (CRSP), 50% dos aprovados na prova objetiva são reprovados no teste físico. Estrella alerta para o teste mais importante do processo. “É preciso ter disciplina para conciliar os estudos com a preparação física. Isto é essencial para esta seleção”, completa.
Publicidade
Você pode gostar