Por bferreira
Rio - A operadora de telefonia Oi tem novo presidente. A empresa anunciou ontem a nomeação de Zeinal Bava, que até então comandava a companhia Portugal Telecom, em Portugal. A escolha de Bava ocorre num momento em que o setor no país enfrenta cenário de aperto nas margens devido à forte concorrência nos segmentos móvel e fixo, e com as companhias sob rígido controle regulatório sobre a qualidade dos serviços ao consumidor.
Sob liderança de Bava%2C grupo reordenou investimentos no BrasilDivulgação

Bava substituirá José Mauro Carneiro da Cunha, interino na presidência-executiva da Oi desde janeiro, após a inesperada saída de Francisco Valim do grupo. Carneiro da Cunha voltará a ocupar o posto de executivo da Oi que ele havia deixado.

O empresário de 46 anos, esteve à frente da Portugal Telecom nos últimos cinco anos e tem boa reputação no setor de telecomunicações. Sob sua liderança, o grupo português reordenou seus investimentos no Brasil, vendendo a participação que tinha na Vivo à Telefónica e se tornando um importante acionista da Oi.
Publicidade
“A percepção no mercado é de que não poderia ter escolha melhor. Ele (Bava) é um executivo muito conceituado em Portugal, o mercado gostou muito da notícia”, disse o superintendente da CGD Securities, Raffi Dokuzian, em São Paulo.
Bava deixará a presidência da Comissão Executiva da Portugal Telecom, cargo que será assumido pelo presidente do Conselho de Administração, Henrique Granadeiro.
Publicidade
Ele vai continuar a ter forte presença no grupo português, concentrando-se nos projetos estratégicos e de inovação e nos trabalhos conjuntos Oi/Portugal Telecom e contribuindo para a parceria estratégica e a captura de novas sinergias.
Acionistas estão satisfeitos por executivo aceitar cargo
Publicidade
Os acionistas não esconderam a satisfação por Zeinal Bava ter aceito o desafio. Ricardo Salgado, do BES, principal acionista da Portugal Telecom, acredita que o gestor é o homem certo para “imprimir uma nova dinâmica à operadora Oi”. Posição semelhante tem Nuno Vasconcellos, presidente da Ongoing e acionista da PT com 10,05% das ações.
Bava foi eleito em 2013, pela quarta vez, o melhor executivo de comunicações da Europa pela revista “Institutional Investor”. Entre os anos de 2003 e 2005, ele foi eleito por três vezes o melhor diretor-financeiro da Europa.
Publicidade