Por bferreira

Rio - Às vésperas da Copa das Confederações, o Município do Rio mantém os preparativos para atender bem ao turista já de olho nos próximos eventos, que vão ocorrer na cidade. Hotéis, bares e restaurantes devem abrir cerca de 1.200 chances de emprego até o Mundial de 2014. Os estabelecimentos investem cada vez mais na qualificação dos funcionários, mas ainda falta mão de obra. Esta semana, o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio) ofereceu 85 chances de trabalho no setor.

Os cursos gratuitos do SindRio formam para hotelaria e gastronomiaFábio Gonçalves

Coordenadora de Formação e Qualidade do sindicato, Carla Riquet estima que a cada mês sejam ofertadas 100 novas vagas. Ela explica que o trabalho nesse segmento tem boas possibilidades de crescimento, mas é preciso preparo. “No Rio, a questão da Educação e do tratamento ao cliente ainda tem que melhorar muito”, afirma.

Com a proximidade dos eventos esportivos internacionais, profissionais que dominam uma língua estrangeira são mais valorizados. “Saber um segundo idioma aumenta as chances de negociação de salário”, diz Riquet.

Recentemente, a rede de Hotéis Windsor fechou parceria com o Plan Idiomas Direcionados para oferecer aulas de inglês a cerca de 600 colaboradores. Segundo Angela Branco, sócia do curso, as aulas serão voltadas para a hotelaria. “A rede quer capacitar a equipe para lidar com os estrangeiros”, conta.

O SindRio também oferece aulas de inglês para os funcionários de bares e restaurantes, além de cursos de especialização para camareira, garçom, barista e barman, entre outros. A qualificação é paga e os associados ao sindicato têm descontos.

Você pode gostar