Por raphael.perucci

Rio - Está disponível, a partir de hoje, a restituição do primeiro lote do Imposto de Renda Pessoa Física 2013 para 1,99 milhão de contribuintes. Ao todo, serão pagos R$ 2,8 bilhões nessa leva, que inclui também quem caiu na malha fina em anos anteriores. Do total, R$ 2,7 bilhões são para o primeiro lote, que engloba 1,96 milhões de contribuintes.

Estes, por sua vez, devem usar a quantia depositada para quitar possíveis dívidas, conforme orientações de economistas da Serasa Experian. A dica dos especialistas é de encerrar as pendências com o dinheiro extra, sempre priorizando aquelas que possuem juros mais altos, como cheque especial e rotativo do cartão de crédito. “A restituição também pode ser usada para pagar financiamentos em atraso ou contas que tenham acumulado multas pela falta de pagamento”, recomendam.

Caso sobre algum dinheiro, use para antecipar o pagamento de parcelas, pedindo ao credor que dê desconto nos juros. A entidade alerta: “É importante que o consumidor evite usar a restituição como entrada para novo financiamento, para não fazer nova dívida que será acumulada mensalmente com as demais”.

A restituição do IRPF será paga em mais seis parcelas até dezembro. As demais datas para o pagamento são: 15 de julho, 15 de agosto, 16 de setembro, 15 de outubro, 18 de novembro e 16 de dezembro.

Você pode gostar